sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Livro: Jogos Vorazes

Título: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Ano: 2010 (lançamento no Brasil)
Editora: Rocco
Minha Classificação: ★★★★★

Sinopse:

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Em um futuro distópico, onde ficava a América do Norte (isso segundo o livro, mas, durante a leitura de toda a trilogia, a impressão que tive foi a de que América do Norte = Estados Unidos), existe Panem, um país inicialmente composto por 13 distritos comandados por uma Capital. Os 13 distritos são responsáveis pela produção de recursos para manter toda a riqueza, excêntricidade e ostentação da Capital e de sua população. Cada distrito possui a sua "especialidade", isto é, cada distrito é responsável pela produção de algum recurso específico (exemplo: o Distrito 1 é responsável pela produção de artigos de luxo para a Capital, o Distrito 4 é responsável pela pesca, o Distrito 11 é responsável pela agricultura etc etc). Há distritos que são mais ricos, como o 1 e o 4, e outros mais pobres, como o 11 e o 12, mas todos são subjugados à Capital. A maioria dos distritos são pobres - muito pobres - e problemas como a fome, falta de recursos (para não falar ausência) básicos para a população, como remédios e roupas, e excesso de trabalho forçado em condições subumanas são parte da vida das pessoas que vivem nesses distritos.



Devido a todos esses problemas, os distritos se rebelam contra a Capital ("War, terrible war..."). O movimento é fortemente reprimido pela Capital, que destruiu o Distrito 13 - o tirou do mapa - para servir como um exemplo de seu poder para os outros distritos. Para evitar que mais revoltas ocorram, a Capital precisa de algo para lembrar os distritos de seu poder, então surge os "Jogos Vorazes". Todo ano, desde o fim da revolta dos distritos, um garoto e uma garota de cada distrito, com idade entre 12 e 18 anos, são escolhidos através de um sorteio no Dia da Colheita para participarem dos Jogos Vorazes. O jogo consiste em jogar todas os participantes, que são chamados de tributos, dentro de uma arena para lutarem até a morte - tudo isso é transmitido ao vivo pela TV em toda Panem (Jogos Vorazes, um reality show para toda família). A Capital oferece ao vencedor fortunas e fama como um "ato de bondade", assim ela pode demonstrar aos distritos o quão boa é.

Happy Hunger Games
! And may the odds be ever in your favor!



Agora que a introdução está feita, vamos ao livro:

Katniss Everdeen é uma garota que vive no Distrito 12, o distrito responsável pela mineração. Após a morte de seu pai em um acidente na mina onde ele trabalhava, ela teve que se responsabilizar pela família, pois sua mãe fica muito mal com a morte do marido. Katniss começa a caçar, o que é ilegal, para sustentar a sua mãe e sua irmã, a Primrose Everdeen. Ela divide esses momentos de ilegalidade com Gale, o seu melhor amigo e que também é responsável pela própria família. Começamos a entender toda a dificuldade e repressão vivida pelos os habitantes dos distritos, principalmente do Distrito 12, através da Katniss, que narra tudo o que vê pelas ruas e os "esquemas" necessários para sobreviver.



O livro começa no Dia da Colheita da 74º edição dos Jogos Vorazes. Após caçar e vender a mercadoria que conseguiu, Katniss volta para casa para se preparar para a Colheita. O dia da Colheita é feriado em toda Panem para que a população de cada distrito vá ao local designado para a realização do sorteio dos nomes. Katniss, sua mãe e Prim vão para praça onde o sorteio ocorrerá no Distrito 12. Lá, os pacificadores ("policiais" contratados pela Capital para manter a ordem nos distritos) registram as crianças que estão na faixa de idade para participar dos Jogos Vorazes. O registro é cumulativo, a cada ano que uma criança tem seu nome registrado maior é a chance de ela ser sorteada, além disso uma criança pode registrar seu nome mais de uma vez por ano em troca de comida. A Katniss já registrou seu nome várias vezes em troca de comida para a família. É a primeira vez que a Prim vai ter seu nome registrado para participar dos Jogos Vorazes, além disso a Katniss não permite que ela registre seu nome em troca de comida, por isso ela só tem seu nome registrado uma única vez.

Effie Trinket, enviada pela Capital para realizar o sorteio e acompanhar os tributos selecionados do Distrito 12, começa a cerimônia. Obviamente, Prim é selecionada como o tributo feminino. Então, Katniss levanta a mão, grita "I Volunteer" e vai para os Jogos no lugar de sua irmã mais nova.

"Effie Trinket cruza novamente o palco, alisa o papelzinho e lê o nome com uma voz alta e clara. E não sou eu. É Primrose Everdeen."



Katniss vai para a Capital acompanhada de Peeta Mellark, o filho do padeiro que foi selecionado como tributo masculino. Peeta já ajudou Katniss uma vez no passado, o que torna a situação dela ainda mais complicada: para ganhar, ela terá que matá-lo. Ao chegar na Capital, os dois descobrem como os jogos funcionam, como é essencial conquistar o público para conquistar patrocinadores na Capital e recebem um treinamento com armas e dicas de sobrevivência antes dos Jogos começarem. Então são jogados na arena e os jogos começam.

Jogos Vorazes é um livro muito bom e rápido de ler. A narrativa em primeira pessoa faz com que a leitura flua facilmente e nos passa a sensação de estar na pele da personagem. A história não é só sobre um monte de gente se matando, ela traz uma intensa crítica a sociedade, sobre os seus valores e ideais - tanto sociais quanto políticos. Tramas políticos estão entrelaçados na história toda. Se você gosta de ler, você deve ler Jogos Vorazes. Se você não tem o costume de ler, talvez Jogos Vorazes possa ser o livro certo para você começar a ter.



Sobre a Autora

Suzanne Collins é escritora e roteirista de programas infantis, formada em escrita dramática pela New York University. Fez vários roteiros para a Nickelodeon. Entre 2003 e 2007, Suzanne escreveu os cinco livros da série de fantasia “The Underland Chronicles”. Em 2008, lançou “The Hunger Games”, primeiro livro da trilogia homônima. A inspiração veio quando ela assistia TV: mudando de canal, viu um reality show que passava ao mesmo tempo em que outro canal transmitia cenas da Guerra do Iraque. Suzanne inseriu essa junção num contexto de mitologia grega e em suas noções de efeitos de guerra. "The Hunger Games" está na lista de best-sellers do The New York Times há mais de sessenta semanas e sua adaptação cinematográfica foi lançada no começo de 2012.

Filme

O filme de Jogos Vorazes foi lançado em março de 2012 e conta com Jennifer Lawrence, como Katniss, e com Josh Hutcherson, como Peeta. O filme ficou bom, a única coisa que não gostei (eu odiei, para falar a verdade) foi todo aquele romance entre a Katniss e o Peeta, no livro não é bem assim. Confira o trailer do filme:

Nenhum comentário:

Postar um comentário